Como funciona uma DSLR?

DSLR é a sigla para Digital Single Lens Reflex, que em uma tradução livre seria “câmera digital de reflexo por uma lente”. A DSLR é a versão digital para as antigas câmeras de filme SLR, em que a luz passa apenas pela lente antes de chegar no sensor, ou no filme, no caso das câmeras tradicionais.

A única diferença de uma câmera DSLR para uma câmera digital compacta (as câmeras digitais comuns) é o seu funcionamento. Ao invés da imagem ser capturada por um sensor e assim ser reproduzida numa tela de LCD atrás da câmera, a imagem é refletida por um espelho direto para um visor. Na hora de tirar a foto, esse espelho se recolhe e o sensor captura a imagem.
12_dslr_esquema

Achou complicado? É só olhar no diagrama acima. A luz entra pela lente e é refletida em um espelho em 45º e depois em um pentaprisma, que nada mais faz que direcionar a luz para o visor, onde se coloca o olho. Ao apertar o disparador, esse espelho gira para cima, e a luz vai direto para o sensor, capturando a foto.

Embora esse seja o grande diferencial técnico, na prática, uma DSLR possui muito mais atributos que fazem com que ela seja mais avançada que uma digital compacta. Para começar, a qualidade da imagem é superior, já que o sensor que capta a imagem é maior que o das câmeras comuns. Isso favorece em ambientes com pouca luz, por exemplo.

Além disso, as DSLR oferecem muito mais possibilidades de ajustes que uma câmera comum. Apesar de serem mais dificeis de manusear, pois mesmo no modo automático uma DSLR exige um pouco mais de atenção e conhecimento em fotografia do que uma câmera compacta. As qualidade das lentes usadas na DSLR compensam qualquer dificuldade inicial no manuseio e essas câmeras possibilitam o uso de acessórios como flashes externos. A DSLR é uma compra para a vida toda, podemos dizer assim. Mesmo que você não vá manter a sua para sempre, elas perdem o valor bem menos rapidamente. Ou seja, se você a mantiver com cuidado, dá para vender depois e ainda conseguir uma boa grana

Apesar de já estar bem mais viável, o preço de  uma DSLR é exorbitante perto de uma câmera compacta. O que mais encarece são as lentes, que chegam a custar muito mais que uma câmera comum. Antes de comprar analise se vale a pena e se é realmente a câmera que você quer, assim como fazer um orçamento completo: o corpo da câmera, as lentes que você quer, um case e acessórios extras.

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )