Saindo do modo automático

Esse post é especialmente para quem começou a fotografar ou acabou de comprar a primeira DSLR. Melhor que sensação de comprar uma câmera novinha, só a alegria de dominar o modo manual.

Para aprender a fotografar no modo manual, é necessário  entender os 3 itens básicos da exposição: abertura do diafragma, velocidade do obturador e ISO. Esses são os e componentes que precisam estar em equilíbrio para a sua foto ter a exposição correta. Quando a exposição está certa, o seu fotômetro estará bem no meio.                           O fotômetro é aquele “gráfico” na parte inferior da tela da câmera,  parecido com a imagem abaixo:

 – 2. . . 1. . . 0. . .1. . .2 +

fm_medidor_exposicao_01
Comparação entre as imagens subexpostas à esquerda, com boa exposição no meio e superexpostas à direita (Foto: Reprodução

Agora, vamos entender item por item.

 

Aberturaimg_1297

A abertura ou  “f stop” é o que permite que você tenha fundos borrados ou alta definição em toda a foto. Quanto menor o número, apenas uma pequena parte de sua foto fica em foco e o que não está em foco fica borrado, dando destaque ao objeto principal. O limite da abertura depende da  lente que estiver usando.

Esse é um ótimo recurso para dar destaque a objetos próximos a câmera e para retratos.Caso, queira fotografar uma paisagem, por exemplo, é aconselhável manter o  diafragma bem fechado, para que todo o cenário esteja em foco. Neste caso, vá aumentando o número para 8.0, por exemplo.

Lembre, quanto mais fechar o diafragma, menos luz entrará na sua foto. Quanto maior for o número, menos luz e vice e versa.

Velocidade do obturador

img_1297

A captura de uma imagem em câmeras digitais é feita por um sensor. Este sensor fica escondido atrás do obturador que tampa a luz. Quando disparamos a foto, o obturador abre, permanece aberta durante X segundos, e depois fecha. Este valor X é a velocidade.

Na câmera, os valores da velocidade são definidos por frações. Por exemplo, “4/1 = 4 segundos”, e “1/125 = 0,008 de segundo”. Pode parecer insignificante, mas essas frações de segundo farão grande diferença em suas fotos.

Ao fotografar pessoas ou objetos em movimento  tente não ir mais devagar do que 1/125. Isso evitar uma imagem desfocada. Às vezes 1/125 não é rápido o suficiente e você ainda obter algum movimento na sua foto. Se a velocidade do obturador fica muito lenta, como 1/40, qualquer tremidinha pode afetar a definição da sua foto.

Quanto menor o número inferior mais luz virá porque o seu obturador é aberto por mais tempo. Quanto maior o número inferior significa que menos luz estará vindo no sistema porque ele está aberto para menos tempo, mas, ao mesmo tempo, congelando as imagens. Se você estiver em uma situação de pouca iluminação fotografando algo parado, você pode baixar a sua velocidade do obturador para algo como 1/20, nesse caso vai precisar usar um tripé!

Por outro lado, para fotografar corridas, por exemplo, o ideal é que a sua velocidade esteja acima de 1/400 para congelar as imagens. Tudo depende da sua intenção ao fotografar.

ISOimg_1297

A sensibilidade do sensor da câmera é medida em “ISO”. Quanto maior o valor ISO, o sensor fica mais sensível à luz (capta mais luz). Quanto menor o valor ISO, menos sensível (capta menos luz).

Este tipo de medição é uma herança das câmeras tradicionais de filmes, pois o sensor simula a sensibilidade dos padrões dos filmes.

Em ambientes escuros, devemos utilizar ISOs maiores para captar mais luz , enquanto que em ambientes bem iluminados, devemos utilizar valores menores. Algumas câmeras, principalmente as de entrada a partir de 1600 as fotos começam a ficar muito granuladas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s