Decidindo entre Raw ou Jpeg

Não sabe que coisa é essa de Raw?  Então, pense um pouco na fotografia analógica. Quando se bate uma foto, é preciso mandar revelar o filme para ter a imagem em mãos. O mesmo acontece com os arquivos RAW ( que em inglês, significa Cru). o arquivo em Raw ainda não é pixel, e sim informações codificadas (ou negativo digital). Eles não saem prontos da sua câmera, é preciso tratá-los usando um software ,como o Photoshop ou o Adobe Lightroom , para que possam então ser utilizados.

Quando você bate uma foto em JPG, a foto já vem “pronta”. A imagem real que fotografou, foi melhorada no momento da captura, por causa das configurações definidas pela câmera ( como ISO, temperatura de cor, etc). É possível fazer modificações posteriores, em programa de edição, mas,isso não é obrigatório.

O RAW é diferente. Quando você bate a foto, ele captura a cena como ela está sendo vista, sem compressão,isso acaba gerando arquivos enormes,( chegando a aproximadamente 30 MB ) e sem ajustes anteriores. A vantagem é que você tem mais controle da edição da foto , você consegue ter mais detalhes na foto. Digamos, que as fotos em Raw tem mais qualidade. Alguns fotógrafos dizem: “fotografe em RAW. Sua câmera pode não ser a melhor, mas fotografando em RAW você terá o melhor que ela pode te oferecer.”

jpeg_vs_raw
Foto: Reprodução

Já vi em alguns debates, nesses grupos de fotografia,  várias pessoas falando ” Use sempre Raw” Na minha opinião esse conselho não é uma regra, e também não é algo que você tenha que seguir sempre , principalmente quando for tira fotos casuais para postar no Instagram ou outras redes sociais. Mas existem, sim, várias situações em que esse recurso pode ser a melhor alternativa!

Por exemplo, se você estiver fotografando uma paisagem ou algo muito rico em detalhes, e quer que as pessoas tenham uma ideia bem real do que você fotografou, é aconselhável usar o RAW, ou o resultado vai ser decepcionante.

No final, você quem  deve considerar  alguns fatores para decidir o formato da foto : Se irá finalizar essas imagens depois, se tem espaço suficiente de cartão e HD para salvar as fotografias, se as fotos são para trabalhos importantes ou para um simples treino.

Caso a dúvida ainda seja grande, sugiro que fotografe nos dois formatos ao mesmo tempo (RAW + JPEG), muitas máquinas oferecem essa opção, acredito que seja o melhor no inicio até se acostumar com o RAW. Com isso você vai descobrir qual prefere e qual usa mais, mesmo que no momento você não saiba finalizar a imagem, logo você poderá aprender e  explorar o RAW.

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s